sábado, 31 de julho de 2010

Festival das Estrelas / Tanabata Matsuri 2010

No fim de semana passado teve o Festival das Estrelas 2010 (Tanabata Matsuri) na Liberdade. Esse Festival é conhecido como a maior festividade tradicional do Japão no Brasil e ocorre todo o ano no mês de julho desde 1979.
Eu e o Léo estavamos pelo centro (o Beibo foi vender o cabelón) e demos uma passadinha por lá, afinal a Liberdade com ou sem Festivais é sempre interessante.


Uma lenda japonesa conta a origem do festival Tanabata:
Há muito tempo, de acordo com uma antiga lenda, morava próximo da Via-Láctea uma linda princesa chamada Orihime a "Princesa Tecelã".
Certo dia Tentei o "Senhor Celestial", pai da moça, apresentou-lhe um jovem e belo rapaz, Kengyu o "Pastor do Gado" (também nomeado Hikoboshi), acreditando que este fosse o par ideal para ela.
Os dois se apaixonaram fulminantemente. A partir de então, a vida de ambos girava apenas em torno do belo romance, deixando de lado suas tarefas e obrigações diárias.
Indignado com a falta de responsabilidade do jovem casal, o pai de Orihime decidiu separar os dois, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea.
A separação trouxe muito sofrimento e tristeza para Orihime. Sentindo o pesar de sua filha, seu pai resolveu permitir que o jovem casal se encontrasse, porém somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data.
Na mitologia japonesa, este casal é representada por estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu).
Assim surge a Lenda e estória que neste dia as pessoas fazem pedidos e desejos no tanzaku (papeleta colorida) e amarra no bambu para que possa realizar os desejos.


Tanabatas penduradas em toda rua, e os bambus com Tanzaku pendurados.


Barraquinhas vendendo os Mini Tanabatas, Cataventos e Tanzaku.


Eu ñ podia deixar de fazer meu pedido às estrelas, certo?


Fiz, mas pra mim e pro Léo, e o mesmo foi devidamente amarrado no bambu :)


Super joinha pra vcs!


Eu o bonitão, agora com cabelo curto e 5 anos mais jovem hehe


Pra quem ñ foi, ou ñ conhecia, ñ deixem de ir em 2011!!
Bom fds :*

4 comentários:

Luana Cavalcante disse...

Lindo, lindo!!! Amei as fotos!!! E festivais, roupas, cultura em geral japonesa vc sabe que sou fã né cunhadinha??? Amei! Ano que vem vamos todos juntos e tb no festival das Sakuras!

Luana Cavalcante disse...

Uhuuuul agora meu comentário saiu com foto! \o/

Logo logo meu blog....vou precisar de dicas suas pra editar fotos etc...

Monike disse...

Belas fotos baby

Anônimo disse...

Olá Carol!
Acabei de conheçer seu blog e adorei alias o super fofo lindo!
Gostei muito do seu post super interessante.
voltarei mais vezes!!

Bjus...s

http://www.pitangadoce.blogspot.com/

Postar um comentário